quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é moda?

Infinitas dúvidas nos rodeiam o tempo todo!


Quando entrei na Universidade pensava que moda era apenas roupa, assim como eu, devem existir muitos que pensam dessa forma. Que moda é roupa e ponto final. Mas com algumas disciplinas e disposição para entender o processo fui descobrindo o grande mundo fascinante que ela é.

Vamos ao significado e algumas características:

A palavra moda “[...] vem do latim modus, significando ‘modo’, ‘maneira’.” (PALOMINO, 2003, p.15), ela “[...] gera empregos, porque é uma indústria, e, como tal, obriga à renovação, ao consumo e, portanto, à circulação de dinheiro” (COBRA, 2007, p.23) é “[...] um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.” (PALOMINO, 2003, p.14).
Assim entendemos que falar de moda é muito mais do que falar de roupa, ela é comportamento, jeito de ser e ver o mundo, comunicação e significados. Coaduna-se com essas reflexões Marta Feghali (2008, p.22) quando ressalta que “Na cultura industrial, o vestuário e cada uma de suas peças, tanto quanto os eventos a eles ligados, serão reconhecidos e percebidos, tendo sido seus discursos previamente significados num processo social de comunicação”.

Moda é comunicação. As pessoas se vestem para comunicar, para transmitir uma mensagem sobre si ou aquela que deseja ser. Essa é uma das faces da moda mais encantadora que eu destaco.

Veja essa imagem:


A mulher sem roupa, acessórios, sem falar, brutamente em um espaço vazio, sem nada que pode falar sobre ela, fica difícil de definir.

O que fica escondido em relação à moda, muitas vezes, é como ela completa o quadro histórico das sociedades, isso porque ela reflete costumes e hábitos do modelo de organização social. De acordo com Crane (2006), a escolha do vestuário propicia um excelente campo para estudar como as pessoas interpretam determinada forma de cultura para seu próprio uso, ou seja, só consumimos aquilo que consideramos ser do nosso estilo, nós formamos grupos ou entramos no que já está formado!


Referências:

COBRA, Marcos. Marketing e Moda. São Paulo: Senac São Paulo; Cobra Editora e Marketing, 2007.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Tradução Cristina Coimbra. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

PALOMINO, Érika. A Moda. 2.ed. São Paulo: Publifolha (folha explica), 2003.

Imagens disponíveis em:

http://www.clubedacalcinha.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/11/duvida.jpg

http://www.opperaa.com/userfiles/image/moda/2009/09/pense_moda.jpg


Beijos e até a proxima postagem!
Dani Rolim

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