sábado, 12 de março de 2011

Por que a moda muda?

Gastamos tanto tempo escolhendo roupas, provando, fazendo combinações, além do tempo gastamos dinheiro. Qual o motivo para fazermos isso? Eu encontrei a resposta lendo alguns livros, mas para uma melhor fundamentação e mais próxima de nós, vou citar uma situação comum que já deve ter acontecido com muitos:

Quando estamos andando em algum lugar movimentado, você já viu alguém te olhar da ponta do pé até a cabeça? A resposta com certeza deve ser sim. Você meio sem jeito fica procurando em si algo errado ou então pensa “o que essa pessoa tanto olha, o que será que ela perdeu aqui?”. Bom, isso já aconteceu comigo e não acho nada agradável, mas você já parou pra pensar que essa atitude das pessoas afirma ainda mais que a sociedade é distinta, que existe competição e inclusive imitação. Esses são uns dos tantos aspectos da nossa sociedade e também da moda.

Uma das características do ser humano é ser percebido e muitos de nós deseja muito a exclusividade, isso eu me refiro a moda, mas também a quase tudo na nossa vida. Isso não é egoísmo, é apenas mais uma conseqüência da sociedade que vivemos que nos manipula ao consumo.

Como a moda é ligada ao desejo e satisfação do homem, ela tem que mudar da mesma forma que mudamos. Quando a moda atinge seu ápice ela tem que mudar, pois o individualismo vai querer aparecer e a busca pelo novo também.

Por isso a moda é passageira e intensa.

Se gastamos tempo e dinheiro com roupas, acessórios, sapatos, objetos, entre outros objetos de desejos, nós depositamos nele o nosso desejo satisfeito. Se uma pessoa possui o que você deseja despertará a imitação, mas se muitas outras possuem despertará o gosto pela novidade.

Da próxima vez que alguém te olhar dos pés a cabeça, das duas uma, ou deve ter algo errado mesmo com você ou você possui o que aquela pessoa deseja.


Referência: POLLINE, Denise. Breve história da moda. Editora Claridade, São Paulo, 2007.


Beijos e até a próxima postagem!
Dani Rolim

Um comentário:

  1. Olá Daniele, Gostei muito do seu blog. Encontrei 'zapeando'blogs de moda da nossa cidade e encontrei pois estou montando um mailing de blogueiras, inclusive se você conhecer outros legais pra indicar...Mas enfim, gostei da sua forma de escrever. é bem jornalística, claro, vc é jornalista...mas é sempre mostrando lados diferentes da moeda, fotos de gente real, entrevistadas, gostei muito. bjos e sucesso pro seu blog.

    @fernandasales

    ResponderExcluir