quinta-feira, 24 de março de 2011

Cultura do Copismo

Quando assistia aula de Introdução à pesquisa em moda ontem, um tema muito interessante foi levantado por um grupo de alunos. Eles falavam da moda Caruaruense que ainda precisa e muito encontrar uma identidade própria. E eu com minhas horas do dia lotadas de trabalhos de design, encontrei um tempinho para discutir sobre esse assunto aqui no Pauta de Moda e que é um dos tópicos que levantarei na minha monografia de Design que se Deus quiser será apresentada em dezembro.

Bom, vamos aos fatos. Caruaru é rico no setor têxtil, mas alguém já passando pelo centro da cidade ou pelo Pólo Comercial fez comparação das vitrines? Se não fez, faça isso, vocë notará que a maioria delas seguem um padrão, ou seja, elas se parecem, é como se todo mundo frabricasse as mesmas peças, a mesma modelagem, a mesma estampa, o mesmo preço.

Outra coisa bem comum é saber que o que é moda nas novelas vai estar nas lojas de Caruaru, são cópias e mais cópias e nesse quadro onde fica o designer de moda? Fora do mercado! Pois essa cópia vende e vende muitooo. Se vende, os donos das lojas irão mudar o processo? Não. E Caruaru vai continuando assim, sem moda criativa e original. É claro que não são todas as lojas e também não são todos que compram. Mas se vende, tem público. Temos que levar em consideração que as pessoas estão buscando informações e estão mudando e essas empresas devem seguir seu público.

Ano passado eu entrevistava uma dona de uma fábrica aqui na cidade para o meu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo e uma das perguntas era o que é moda, e ela respondeu que vendia o ano todo, para ela a moda é o produto que vende o ano todo. Fiquei ainda mais surpresa quando ela me afirmou que tirava o modelo das roupas da televisão e de pessoas andando na rua, o que ela gosta ela copia. Não com essas palavras, mas usando outros termos os outros três entrevistados mencionavam a mesma coisa.

Na minha opinião falta profissionais atuando nessas empresas, pessoas que contribuam para o sucesso do negócio e que conseqüentemente contribua para Caruaru se tornar conhecido pela sua moda.

Beijos e até a próxima postagem!

Dani Rolim

Um comentário:

  1. Oi Dani... Vi que estava seguindo o Moda na Feira, logo procuramos seu blog e aqui estamos. Proposta bacana! Estamos te seguindo... Se vc aceitar, depois podemos entrevistá-la sobre a 'Moda do Polo de Confecções do Agreste'. Acredito que seria um papo interessante e produtivo para o blog. Beijos

    ResponderExcluir