quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quintas de moda com Walter Rodrigues e as costureiras de Quipapá





Quintas de moda é um projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que como o próprio nome diz acontece nas últimas quintas de cada mês e conta com a presença de palestrantes para debater sobre moda. Hoje, o Quintas trouxe o Designer de Moda Walter Rodrigues que tem 18 anos de marca.

A troca de informações aconteceu hoje (28/04/2011) no auditório do CAA às 10h e contou com a participação de estudantes do curso de Design e professores.

A palestra foi um sucesso e Walter transformou a ocasião em um grande bate-papo sobre sua atuação no projeto Pernambuco com Design que acontece há um ano e seis meses com as costureiras do município de Quipapá.

Eu destaquei algumas falas dele como bem interessantes. Uma delas é que ele relatou a moda como meio de mensagem, como sou fascinada por essa área de moda como comunicação eu fiquei atenta a cada detalhe dele. Então, ele falou que moda é mensagem no sentido que ela passa informação, quando perguntado qual o publico dele, a resposta foi que são mulheres que entendem a linguagem dele, a sua identidade. Eu percebo isso quando você veste uma roupa de marca, você quer mostrar, você adquiriu aquela peça e os conceitos atribuídos a ela.

Walter colocou “Tudo é vivo”, quando se referia ao trabalho realizado com as costureiras, eles transformam tecidos, provocam a criatividade, transformam expressões artísticas em produtos.

Para Walter, beleza não é sofrimento, não tem quem fique com carinha bonita se não estar confortável, pra ele conforto é fundamental e costura é disfarçar o que tem para esconder e valorizar o que ainda não foi valorizado.

Ele ainda falou sobre a moda Brasileira e Pernambucana, que as pessoas têm preguiça de pensar nas peças preferem copiar, preguiça de procurar elementos para retratar o conceito, alguns usam animais nas estampas para mostrarem que é uma coleção brasileira ou pernambucana, na concepção dele um tipo de costura, por exemplo, já pode simbolizar aquela cultura.

E para fechar essa postagem eu quero terminar com a parte que eu digo que foi algo novo pra mim, quando ele falou que logo logo as estações do ano não vão existir devido aos ar condicionados, pois eles estão em todas as partes e dessa forma não tem como pensar em uma coleção de verão sem um elemento do inverno, não tem como pensar em uma coleção do inverno sem uma blusa sem manga.

É isso!

Beijos e até a próxima postagem!
Dani Rolim


Fotos: Daniele Rolim

Um comentário:

  1. Daniele adorei seu blog te seguindo! me segeu tbm!
    http://tenhonemroupa.blogspot.com/

    bjus
    sabrine

    ResponderExcluir